quinta-feira, 27 de junho de 2013

Etapa VI - Professora Taise e Rafaela


Por meio de brincadeiras, a criança aprende muito, exercita suas habilidades, percebe coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria e ansiedade.
Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta. Como fonte de desenvolvimento, contribui para acriatividade infantil, o crescimento intelectual, social e emocional.
É preciso que a criança tenha liberdade para entreter-se da forma que achar melhor. Os pais devem proporcionar espaços destinados à brincadeira da criança, passando para ela, nesses momentos, as noções de limite. Por exemplo, cozinha e banheiro não são lugares da criança se divertir. Em vez de falar não para a criança, nesses momentos, é importante que os pais e educadores mostrem opções do que ela pode fazer.
Antes de ingressar na escola, ela deve distrair-se com jogos infantis o máximo que puder. Depois, é conveniente estipular horários, de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares. Ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recurso pedagógico.































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