quinta-feira, 6 de junho de 2013


Etapa III - Professora Luciana

Entendendo que a cada dia as nossas crianças se alimentam de forma destrutiva e que existe uma grande falta de informação em casa acerca da importância da ingestão de alimentos saudáveis, venho por meio de este projeto tentar fazer com que as crianças da escola Mario Quintana tenham um pouco mais de informação sobre os alimentos, a sua importância e o uso devido de produtos industrializados.
Embora exista uma enorme variedade alimentar no cardápio das crianças, a escola tem como papel facilitar e promover o uso e adequação dos alimentos mais saudáveis, propondo situação que permitam os alunos a participarem e sempre mostrando que uma dieta saudável é bem mais prazerosa e benéfica à saúde.
De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil - Volume 2 (1998):
O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.
Os Referencias também dizem que o planejamento, junto com as crianças, de cardápios balanceados, de cuidados com o preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, de preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades, permite que elas aprendam sobre a função social da alimentação e as práticas culturais.
Infelizmente a maioria das crianças têm péssimos hábitos alimentares, prejudicando a saúde, trazendo malefícios ao corpo e podendo, na maioria das vezes, chegar a um grau de obesidade.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário