Etapa V - Professora Andréa
A criança na idade pré-escolar necessita de
uma variedade de experiências que se mostram essenciais para sustentar o seu
desenvolvimento. Cada criança adquire as suas experiências de acordo com o seu
ritmo de aprendizagem e desenvolvimento, neste sentido não é aconselhável nem
desejável apressar a criança para determinadas aquisições. Além disto, devemos
ter em consideração que dentro do próprio desenvolvimento de cada criança as
suas competências motoras, cognitivas, emocionais, sociais e de linguagem, se podem
desenvolver em ritmos diferentes. Deste modo devemos não apressar mas sim
ajudar a criança a ultrapassar as dificuldades e promover um crescimento e
desenvolvimento saudáveis.
Disciplinar as crianças é essencial, isto
para que elas se sintam confiantes na sua motivação própria. À medida que a
criança cresce, ela reconheça o que faz mal, as consequências desses actos
praticados e o modo de os reparar. Neste sentido, torna-se relevante o papel da
auto-estima, uma criança disciplinada tem uma maior noção do seu papel. A
criança que acredita em si própria enfrenta melhor os seus erros e as suas
fraquezas.
É essencial
reforçar a autonomia e independência para que desse modo a criança se
desenvolva e cresça ao seu ritmo, contudo de maneira saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário