quarta-feira, 12 de junho de 2013


Dia de vacinação contra a poliomelite! 

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição, situação que deixa a vida do paciente ameaçada. A transmissão ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar.
As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, levando a morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre, assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular, com diminuição ou abolição de reflexos na ária paralisada.
Não existe tratamento específico, o que realmente existe é a prevenção, através de vacinas. No Brasil anualmente é realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, para imunizar crianças com até 5 anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite. A restrição fica para aquelas que tiveram infecções agudas, febre acima de 38º, diarréia, vômito, alergia a algum componente da vacina. A vacinação é bem simples e não dói nada, basta apenas a criança tomar duas gotinhas do remédio, que já está imunizado.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário