domingo, 21 de julho de 2013



Orientação Educacional  - Turno Tarde - Joana Greco





A educação infantil é a fase em que a criança irá ter seu primeiro contato com a escola, obter diversas informações, convívio com outras crianças, professores e também o período em que esta sendo estruturada a sua personalidade, ou seja, fase de muitas descobertas e atenção por parte de todos seja na escola ou em casa.
 A orientadora educacional, fazendo parte da equipe pedagógica, possui enorme responsabilidade tendo que ajudar no processo de desenvolvimento do aluno em sala de aula e no planejamento curricular, auxiliando os professores no dia-dia de suas funções, deve estar sempre atento ás necessidades e dificuldades dos alunos,  atendendo á conversas com os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos no decorrer do ano, observando seu rendimento e comportamento.
Ao iniciar a sua adaptação na instituição de ensino, a criança vive momentos de muitas mudanças de uma só vez, o mesmo afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas, o que a instituição deve proporcionar é criar condições para as crianças se descobrirem, dividindo valores, ideias e aprendendo com a nova realidade.
Desta forma, fica cada vez mais claro que a qualidade da educação infantil, depende cada vez mais da parceria entre a escola e a família. Ao abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente, pais a professores verão que os maiores beneficiados serão as crianças.
Tafarel, (1998) diz que a capacidade de uma pessoa para se relacionar depende das experiências que vivem e das instituições que o mesmo frequentou.

Sabemos que as primeiras relações sociais da criança ocorrem em família. É desta relação que surgem as primeiras regras de convivência social. Mas é na escola que a criança tem a chance de ampliar seus relacionamentos. Os jogos e as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da sua aprendizagem.

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