A educação infantil é a fase em que a criança irá ter seu primeiro
contato com a escola, obter diversas informações, convívio com outras crianças,
professores e também o período em que esta sendo estruturada a sua
personalidade, ou seja, fase de muitas descobertas e atenção por parte de todos
seja na escola ou em casa.
A orientadora educacional,
fazendo parte da equipe pedagógica, possui enorme responsabilidade tendo que
ajudar no processo de desenvolvimento do aluno em sala de aula e no
planejamento curricular, auxiliando os professores no dia-dia de suas funções,
deve estar sempre atento ás necessidades e dificuldades dos alunos, atendendo á conversas com os pais sobre o
desenvolvimento de seus filhos no decorrer do ano, observando seu rendimento e
comportamento.
Ao iniciar a sua adaptação na instituição de ensino, a criança vive
momentos de muitas mudanças de uma só vez, o mesmo afasta-se parcialmente do
convívio familiar e cria novas relações afetivas, o que a instituição deve
proporcionar é criar condições para as crianças se descobrirem, dividindo
valores, ideias e aprendendo com a nova realidade.
Desta forma, fica cada vez mais claro que a qualidade da educação
infantil, depende cada vez mais da parceria entre a escola e a família. Ao
abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e
ajudar-se mutuamente, pais a professores verão que os maiores beneficiados serão
as crianças.
Tafarel, (1998) diz que a capacidade de uma pessoa para se relacionar
depende das experiências que vivem e das instituições que o mesmo frequentou.
Sabemos que as primeiras relações sociais da criança ocorrem em família.
É desta relação que surgem as primeiras regras de convivência social. Mas é na
escola que a criança tem a chance de ampliar seus relacionamentos. Os jogos e
as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da sua aprendizagem.
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