sábado, 27 de abril de 2013

Projeto: Redinhas de balanço!

    Teve inicio esta semana na EMEI Mario Quintana o projeto :Utilização de redes de balanço nos berços das Etapas I – Berçário, tendo como objetivo geral: Desenvolver a criança integralmente, contribuindo para que o processo de adaptação na escola se dê de forma tranquila e como objetivos específicos a melhora significativa no desenvolvimento motor, emocional e fisiológico da criança, diminuindo no momento do sono com o balanço da rede a falta que a mesma sente do lar e da presença da mãe, simulando com o balanço da rede e o aconchego que a mesma proporciona o carinho e o afago que a criança recebe de seus familiares.   O projeto foi apresentado aos pais na reunião da Etapa I no dia 22 de Abril pela direção e aceito e massa pelos mesmos,  os pais que tivessem interesse que seus filhos se beneficiassem do projeto assinaram uma autorização, este tipo de redinha já é utilizada em UTIs neonatais, mas nunca foi utilizada na educação infantil. 


Material utilizado: Uma rede de flanela antialérgica em cada berço.




Momento de utilização: Hora do soninho.

Benefícios: A rede de balanço simula o colo, o embalar, o aconchego, carinho, afeto e calor humano, traz tranquilidade e ajuda a desenvolver a criança globalmente nos aspectos motor, fisiológico e emocional. No momento em que a criança se encontra deitada sobre a rede a mesma fica curvada levemente como se fosse um feto, ao sentirem a falta do afeto, do abraço, a rede é comparada ao colo de mãe. “O balanço suave da rede trabalha a bipolaridade do cérebro, estimulando ao mesmo tempo o lado direito e o esquerdo, ou seja, o hemisfério subjetivo e o objetivo”, afirma Gil Kehl, terapeuta ayurvédico de São Paulo.
A rede ainda tem o valor de ser ortopédica. “Ao contrário da cama, ela encosta todos os apoios da coluna, aconchega e ajuda a relaxar os nervos e o corpo”. A rede lembra o gesto de ninar, o colo, o aconchego da mãe.


Por que o projeto na educação infantil?

    É visível a influencia que o ambiente externo causa sobre a criança, ainda mais bebês que saem do ambiente familiar ainda precocemente e são incluídos em uma nova realidade, a escolinha.   Sabendo que a personalidade da criança esta em formação até os sete anos, nada mais normal e cabível do que tomar todos os cuidados para que os mesmos tenham um processo de desenvolvimento completo, integro e de acordo com a sua faixa etária.   A criança ao sair de sua realidade/rotina diária, recebe estímulos do meio, e esta influência diretamente no seu desenvolvimento. Temos como exemplo a chegada de um bebê de quatro meses na escola, o mesmo não tem consciência que este local é uma escola, mas que esta saindo dos braços de seus familiares sim! Neste momento a criança tende a ficar rígida, irritada, chorosa, com falta de apetite e muitas vezes traumatizada, estas características ficam guardadas no inconsciente da criança para toda a vida se não for trabalhada de forma correta e amorosa por todos que a cercam, incluindo pais, cuidadores e professores, estas características tendem a prejudicar a criança futuramente diminuindo seu rendimento escolar e social.   

    Pensando nisso, o projeto esta sendo desenvolvido na escola Mario Quintana, na cidade de Uruguaiana/RS, mediado pela diretora e Educadora Especial Cassiana Descovi, este é um projeto piloto na Educação Infantil na cidade e juntamente com a escola tem o objetivo vinculado unicamente á criança e seu desenvolvimento global, melhorando assim o período de adaptação na escola e diminuindo, desta forma, o sofrimento que a mudança na rotina causa aos pequenos.   A utilização da rede no berço traz tranquilidade ao bebe, diminuindo visivelmente os efeitos que a mudança na rotina traz ao mesmo.


Entre os seus benefícios estão:   



  •   A tranquilidade, melhorando a adaptação.
  • O melhor desenvolvimento psicomotor, pois a rede proporciona o relaxamento muscular, o que futuramente vem a influencia o engatinhar, o desenvolvimento da motricidade fina e ampla e futuramente o processo de maturação para começar a andar.
  • Processo emocional, a rede traz tranquilidade, diminuindo o choro que pode causar regurgitação e a perda de peso que normalmente acontece nos primeiros dias de afastamento.
  •  O balanço da rede provoca respostas reflexas corticais através das conexões do ouvido interno com o córtex cerebral. Estas conexões são essenciais para que num futuro próximo o bebê adquira o controle da cabeça.· 
  •  O balançar da rede tranquiliza o bebê e ajuda na manutenção do sono profundo, diminuindo a ansiedade e a baixa imunidade que causam possíveis problemas de saúde.
  • Por estarem bem posicionados, aquecidos, ninados e monitorados, os bebês tendem a permanecer mais tempo em sono profundo, o que lhes promove organização comportamental, estabilidade clínica e ganho ponderal, aspectos estes tão preconizados pela metodologia Canguru.
  • O tecido das redes evita alergias ou infecções nos bebês. Para se alcançar bons resultados, bastam duas dormidas ao dia, de 50 minutos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário