segunda-feira, 22 de abril de 2013


No dia 22 de Abril iniciaram nas Etapas as reuniões de salinha! 
Semana corrida com todos participando...




Na ocasião a diretora apresentou para os pais o Projeto: Redinhas de balanço!



Pois, é visível a influencia que o ambiente externo causa sobre a criança, ainda mais bebês que saem do ambiente familiar ainda precocemente e são incluídos em uma nova realidade, a escolinha.
Sabendo que a personalidade da criança esta em formação até os sete anos, nada mais normal e cabível do que tomar todos os cuidados para que os mesmos tenham um processo de desenvolvimento completo, integro e de acordo com a sua faixa etária.
A criança ao sair de sua realidade/rotina diária, recebe estímulos do meio, e esta influência diretamente no seu desenvolvimento. Temos como exemplo a chegada de um bebê de quatro meses na escola, o mesmo não tem consciência que este local é uma escola, mas que esta saindo dos braços de seus familiares sim! Neste momento a criança tende a ficar rígida, irritada, chorosa, com falta de apetite e muitas vezes traumatizada, estas características ficam guardadas no inconsciente da criança para toda a vida se não for trabalhada de forma correta e amorosa por todos que a cercam, incluindo pais, cuidadores e professores, estas características tendem a prejudicar a criança futuramente diminuindo seu rendimento escolar e social.
Pensando nisso, o projeto esta sendo desenvolvido na escola Mario Quintana, na cidade de Uruguaiana/RS, mediado pela diretora e Educadora Especial Cassiana Descovi, este é um projeto piloto na cidade e juntamente com a escola tem o objetivo vinculado unicamente á criança e seu desenvolvimento global, melhorando assim o período de adaptação na escola e diminuindo, desta forma, o sofrimento que a mudança na rotina causa aos pequenos.
A utilização da rede no berço traz tranquilidade ao bebe, diminuindo visivelmente os efeitos que a mudança na rotina traz ao mesmo.

Entre os seus benefícios estão:

·         A tranquilidade, melhorando a adaptação.
·         O melhor desenvolvimento psicomotor, pois a rede proporciona o relaxamento muscular, o que futuramente vem a influencia o engatinhar, o desenvolvimento da motricidade fina e ampla e futuramente o processo de maturação para começar a andar.
·         Processo emocional, a rede traz tranquilidade, diminuindo o choro que pode causar regurgitação e a perda de peso que normalmente acontece nos primeiros dias de afastamento.
·         O balanço da rede provoca respostas reflexas corticais através das conexões do ouvido interno com o córtex cerebral. Estas conexões são essenciais para que num futuro próximo o bebê adquira o controle da cabeça.
·         O balançar da rede tranquiliza o bebê e ajuda na manutenção do sono profundo, diminuindo a ansiedade e a baixa imunidade que causam possíveis problemas de saúde.
·         Por estarem bem posicionados, aquecidos, ninados e monitorados, os bebês tendem a permanecer mais tempo em sono profundo, o que lhes promove organização comportamental, estabilidade clínica e ganho ponderal, aspectos estes tão preconizados pela metodologia Canguru.
·         O tecido das redes evita alergias ou infecções nos bebês. Para se alcançar bons resultados, bastam duas dormidas ao dia, de 50 minutos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário